O OPTO – Fórum de Educação e Formação do Algarve levou 10 mil pessoas, entre alunos do ensino básico e secundário,
professores, e encarregados de educação, a Albufeira, entre os dias 7 e 9 de Maio.
O evento voltou a realizar-se no Pavilhão Desportivo de Albufeira e foi organizado pelo Município, em conjunto com a Direção de Serviços da Região Algarve da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
«Num momento em que milhares de jovens se confrontam com a necessidade de escolher que rumo vão seguir nos próximos
anos, o OPTO tem como principal objetivo dar a conhecer aos alunos o conjunto amplo de possibilidades de escolha à sua
disposição», refere a autarquia de Albufeira, salientando que, para isso, o espaço acolheu estudantes de várias escolas do concelho, bem como de outros municípios da região do Algarve e do Alentejo.
Na 11º edição do evento, o recinto recebeu mais de 70 entidades de diversas áreas, desde o Ensino Secundário e Profissional e Ensino Superior, passando também pelas Línguas, Mobility e Study Abroad, e muitos outros setores de atividade.
As entidades participantes puderam mostrar o seu trabalho nas dezenas de expositores montados no recinto e esclarecer as dúvidas dos alunos que iam passando pelo espaço.
No final de mais uma edição do OPTO, José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, salientou o «enorme contributo que eventos como este constituem para os jovens».
O autarca faz um balanço positivo e relembrou que «a aposta que o Município tem feito na Educação passa também por atividades que permitam complementar o precioso trabalho que é desenvolvido em contexto de sala de aula».
Ao longo dos três dias do evento, o recinto acolheu mais de 100 atividades paralelas. Além de várias demonstrações culinárias
e de confeção de cocktails, o OPTO recebeu várias atuações musicais, e outras performances artísticas.
No espaço exterior, o destaque foi para as demonstrações cinotécnicas e de cavalaria a cargo da GNR, bem como para a já habitual parede de escalada montada por elementos do Exército.
Pouco depois da abertura de portas no primeiro dia, o espaço recebeu a visita de uma comitiva composta por elementos do executivo municipal, bem como das entidades organizadoras.
Cristiano Cabrita sublinhou também a importância de «continuar a apostar em iniciativas direcionadas aos jovens, procurando capacitar as novas gerações para os desafios do futuro».
Além das dezenas de atividades que se realizaram durante os três dias do evento, o OPTO contou também com a atuação do rapper Don Lui, que encerrou a programação do primeiro dia. O músico albufeirense foi o embaixador oficial do evento, e passou também por várias escolas do concelho nas semanas que antecederam a sua realização.









