Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
gala do desporto

O Município de Loulé vai promover, entre os dias 19 e 25 de Maio, mais uma edição da Semana do Clima, este ano dedicada ao tema “Justiça Climática”.

Para além de um programa diversificado de atividades, esta semana pretende «sublinhar o imperativo ético e social de uma transição climática justa, inclusiva e equitativa, que atenda às vulnerabilidades dos diferentes grupos e territórios».

Um dos momentos centrais da programação será a 10.ª Conferência Plenária do Conselho Local de Acompanhamento da Ação Climática (denominado CLA), que terá lugar no Cineteatro Louletano, no dia 21 de Maio (entre as 9h00 e as 17h00).

recrutamento zoomarine 2025

O órgão consultivo para a ação climática, pioneiro à escala nacional, o CLA representa a aposta do Município numa abordagem de governança partilhada e transparente, integrando representantes da administração pública, academia, setor empresarial, associações e cidadãos.

O seu papel enquanto órgão comprometido com o acompanhamento da ação climática municipal será especialmente destacado nesta sessão, num momento de dez anos de balanço, partilha e reflexão sobre o presente e sobre os desafios futuros.

A Semana será também marcada pela apresentação pública do livro “Capital Natural e Desenvolvimento Sustentável, Agenda de Sustentabilidade – Floresta, Biodiversidade e Desenvolvimento Rural do Concelho de Loulé 2020-2025”, no âmbito da iniciativa “Horizontes da Sustentabilidade”, a realizar-se no dia 23 de Maio, na Cerca do Convento do Espírito Santo.

Esta publicação resulta da Conferência “Capital Natural”, promovida em 2024, e que, pela qualidade das comunicações, deu origem a esta edição.

Este momento contará também com a apresentação do projeto «Hotspot de biodiversidade subterrânea ao nível mundial, no município de Loulé» e com a inauguração da exposição de fotografias sobre a Gruta de Loulé – “A fauna cavernícola do Algarve”, da autoria de António Luís Campos (fotógrafo da National Geographic Portugal).

A Semana do Clima 2025 inclui ainda o regresso da Conferência Estudantil a Loulé (no dia 21 de Maio), outras exposições, ações de sensibilização, oficinas – como a do projeto “Tapeçarias Climáticas” -, ainda, atividades desportivas com Clima, como ioga, caminhadas e zumba, e, no sábado, o “Bora Lá ao Parque”.

A escolha do local para as atividades privilegiou espaços verdes, escolas e locais que permitem a conexão com a natureza.

Esta é uma programação aberta, que procura envolver toda a comunidade em torno das alterações climáticas, reforçando o papel da justiça climática/social, da educação, da cultura e da participação cidadã na construção de soluções comuns.

A participação na 10.ª Conferência do CLA, no dia 21, requer inscrição prévia, estando aberta a todos os interessados que queiram acompanhar e contribuir para o debate da política de ação climática. Já no dia 22, pelas 21h, na Cerca do Convento, será exibido o filme “Human”, bem como, no mesmo local, no dia 23, pelas 14h15, a apresentação pública do Livro “Capital Natural”.

De acordo com a autarquia, este momento é de acesso livre, sendo uma oportunidade privilegiada para conhecer esta publicação de divulgação de ciência, bem como os novos projetos de valorização do património natural do concelho.

«Loulé tem vindo a construir, com seriedade, uma política climática local robusta e coerente. Esta semana é mais um marco desse percurso, onde se reforça a ligação entre conhecimento, cidadania e compromisso com a justiça climática», declara Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé.

vamos à vila 2025
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Obras zona histórica de Loulé. Maio 2025. MC (3)

Loulé garante que «todas as condições estão asseguradas para o MED», apesar das obras na zona histórica

passeio alte

Vamos passear até à Rocha dos Soidos?

DiaCidade24_Dia3HD

Quarteira celebra 26 anos de cidade